"...Tome outro o seu bispado"
Atos: 1:20
"Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos" Pergunto: você crê nesta frase? Provavelmente você já deva ter ouvido este chavão algumas vezes. Também é muito provável que o tenha lido estampado em alguma camiseta. Muito bem. Pra explicar melhor está frase iremos falar da vida de Matias.
Matias substituiu Judas o escariotes, quando na convocação de Pedro, lá em Atos 1º. O enredo da historia já conhecemos. Judas depois de haver traído Jesus ficou arrependido e se enforcou. Ficaram 11 discipulos, portanto, Pedro ( Líder do grupo)faz menção a uma citação da profecia de salmos que recomendava que outro ocupasse o lugar de Judas. Estava sobrando uma vaga. Havia cento e vinte homens com Pedro, porem para ocupar o lugar de Judas, era necessário o candidato possuir alguns pré-requisitos,teriam que ser homens que conviveram com os discípulos todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu entre eles começando desde o batismo de João até o dia em que de entre eles foi recebido em cima... Então a multidão indicou dois nomes: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias. E lançaram sorte e a sorte caiu sobre Matias e este foi contado entre os doze. "Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos" MENTIRA DO DIABO.
A frase será correta se escrita assim: "Deus escolhe os capacitados, e capacita os escolhidos" Matias só foi escolhido entre os doze porque vinha se capacitando. Fui pesquisar sobre os vestibulares mais difíceis de nosso país e o mais concorrido não passa de 50 por vaga. Matias concorreu com 120 pessoas, mais que o dobro.
Há muito queria escrever sobre esta frase. Por muito tempo satanás tem enganado pessoas que acreditam (por conveniência ou por ignorância) que Deus não chama os capacitados. As oportunidades vão surgir, e somente irá ocupar os melhores lugares os capacitados. Na carreira profissional, no esporte, nos estudos, no louvor, na guitarra, na palavra, enfim, sempre os melhores lugares são dos mais bem preparados. Preparação cansa, exige disciplina, é dolorida, requer renuncia.
Houve um momento relatado em João 6:66, que após um discurso duro de Jesus, muitos deixaram de o seguir, Matias estava lá, conduto decidiu continuar. Eclesiastes:11:1 nos ensina a lançar o pão sobre as águas... pois acharemos um dia. Então, acredita ainda naquele antigo chavão?
Meus votos são para que quando as melhores oportunidades vierem, você esteja capacitado.
Que Deus te abençoe, muito!
Por;
Carlinhos Candido
Carlinhos, muito boa esta matéria, confesso que nunca concordei com esta frase, mas você a corrigiu.Realmente Deus escolhe os capacitados, e melhor ainda, os capacita para fazer-mos a sua vontade e dar-mos o melhor de nós pra ele, basta somente ser-mos servos fieis.
Rubens Anderson
Grande Rubens!!! Amem pelas suas palavras" Basta somente sermos fiél" Shalom!
Concordo com a essência do texto,porem,precisamos ser equilibrados e não confundir as coisas.Por exemplo,DEUS não usa padrões do mundo no SEU REINO.Diante disso quem pode dizer que é capacitado a aluma coisa?Uma faculdade,um curso de teologia ou outro diploma qualquer não é nada diate de DEUS.ELE não usa padrões humanos.Veja o que diz em 1 corintios 1:26,27:Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento.
Mas Deus escolheu o que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios, e escolheu o que para o mundo é fraqueza para envergonhar o que é forte.
Veja também o caso de Daniel:os babilonios(mundo)escolheram ele por causa das suas capacidade intelectuais.Mas a biblia nunca diz que foi por causa dessas qualidades que DEUS o abençoou.DEUS não escolheu Daniel por causa da sua capacidade intelectual,mas sim por causa da fidelidade dele,pois Daniel resolveu não se contaminar com a comida do rei e depois mesmo proibido de orar contiuou orando e....Concordo que DEUS chama a todos,mas sei também que ELE não escolhe todos,pois muitos são os chamados,mas poucos os escolhidos.E o critério da escolha não é segundo padrões humanos. QUE DEUS NOS ABENÇOE E NOS DE EQUILIBRIO.
Este é o caminho mesmo cordeiro, "equidade". Continue visitando nosso blog e quando quiser postar algo me mande pelo meu e-mail. Shalom...
E ai carlinhos tranquilidade vim da uma conferida no blog de vocês. Concordo com você na verdade eu penso que os escolhidos sabem e tem um convicção de que tem que se preparar pois Deus não vai colocar pessoas em lugares em que ele sabe que elas não vão dar conta.
A preparação e convicção pra mim e algo essencial , muitas pessoas querem chegar longe, ter sucesso, mais não se sacrificam pelo seu sonho, não se preparam não dedicam um tempo para isso. Você chega ao nível do que você está pronto pra ver, como aquela frase não me lembro bem: nossos olhos não podem ver além do que conhecemos.
Isso exige disciplina, sacríficio, ou seja capacitação como diz no texto.
Abração