"Examinai as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna e são elas que de mim testificam"
João 5.39
Durante a sua segunda viagem missionária, o apostolo Paulo pregou na cidade de Bereia. Bereia não foi somente mais uma cidade onde Paulo pregou, Bereia foi a cidade onde Paulo encontrou um povo que tinha prazer em examinar as escrituras, poderíamos chama-la de a cidade do povo desconfiado, poderíamos chamar os Bererianos de os mineirinhos do ocidente. Paulo elogia o povo de bereia pelo fato deles consultarem na bíblia o que ele falava, ou seja, tiravam à prova real na bíblia.
"Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as escrituras para ver se estas coisas eram assim". Palavra de Paulo em Atos 17:11.
Não é de hoje que estamos cercados de falsos mestres, pseudo-s cristãos que fazem do uso de textos sem contextos, levando as pessoas a conhecer um caminho sem experiências com Deus. Existem dois tipos de pessoas, pessoas que Deus usa e pessoas que usam Deus.
Hoje como naquela época o evangelho do receber, das bênçãos, da prosperidade tem sido a motivação de muitos estarem na igreja. Veja um exemplo gostoso de texto sem seu devido contexto. Esta em Filipenses 4:13 "Posso todas as coisas naquele que me fortalece" Uau... Gostoso isso heim... Agora vejamos o contexto Versos 11,12 e 13 respectivamente: "Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundancia; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundáncia, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Depois de passar por extremos da vida, fartura, fome, estar feliz e estar abatido, depois de ser instruído em tudo isso é que Paulo entoa à frase memorável, "Posso todas as coisas naquele que me fortalece" isto posto, o elogio que o apostolo Paulo faz aos de Bereia é que eles não eram um povo preguiçoso, como muitos de Tessalônica, que em alguém lhes propondo algo, aceitavam passivamente tudo o que via ou ouvia. Seja como os de Bereia, não deixe ninguém te passar a perna. Estude a bíblia e seus respectivos contextos, veja se aquilo que estão te oferecendo ou aquilo que você cultua é aprovado pela bíblia . Pare de dar murros em ponta de faca, tire suas dúvidas na palavra, pois aonde falta conhecimento o povo sofre e facilmente é destruído. Já dizia meu amigo Hugo, texto sem contexto é motivo pra pretexto.
Que Deus os abençoe, muito!
Por;
Carlinhos Candido
0 Response to "NESSA TURMA NINGUEM PASSA A PERNA"
Postar um comentário
Comente! Critique! Some com a mensagem! Discorde da mensagem! Elogie! Incentive! Escreva alguma coisa!
[não é mais preciso logar para comentar, mas se vc tiver uma conta google ou openId, identifique-se para nos conhecermos.]